Nosso Blog

Meu Cônjuge Não Quer Assinar o Divórcio. E Agora?

Quando se toma a decisão pelo divórcio, nem sempre é um momento simples. E nem sempre essa decisão é tomada em comum acordo. Muitas vezes apenas um dos lados quer se separar e o outro não.

 

O que fazer nessa situação? Quando um quer se separar e o outro lado não quer?

 

Nesses casos, dizemos que não existe consenso sobre o divórcio. Ou seja, será um divórcio, juridicamente, chamado de litigioso. Dessa forma, o mesmo terá que ser feito na presença de um juiz, sendo ambas as partes representadas por um advogado.

 

Isso quer dizer que se você quer se separar, e seu cônjuge não quer fazer isso de forma amigável, independente do motivo, seja pela discordância sobre a divisão dos bens, seja pela não concordância no valor da pensão, você pode procurar um advogado e requerer o divórcio de forma imediata.

 

Como Se Divorciar de Forma Imediata?

 

A forma mais rápida de se divorciar, é através do cartório, diante de um tabelião. Mas quando uma das partes se recusa a assinar os documentos, a saída é fazer o procedimento de forma judicial.

 

Para acelerar o procedimento judicial do divórcio, a existe o que chamamos de “divórcio liminar”.

 

Isso quer dizer que na primeira petição ao juiz, é realizado o pedido para se seja encerrado o vínculo conjugal entre as partes. Juridicamente, você não é obrigada, ou obrigado, a permanecer casado no papel, se essa não é a sua vontade.

 

Com o pedido aceito pelo juiz, será enviado o mandado de averbação ao cartório de notas (onde foi realizado o seu casamento).

 

Dessa forma, o processo vai seguir em relação as outras situações que existem conflitos e diferenças, como por exemplo, valor da pensão, divisão dos bens e outras coisas que envolvem um processo de divórcio.

 

Preciso de Advogado Para Divorciar?

 

Essa é uma dúvida sempre presente para quem está passando por essa fase do divórcio.

 

E, sim. É necessário a presença de um advogado para a realização do divórcio, seja no cartório ou seja judicial.

 

Caso não tenha condições de pagar um profissional, existe a possibilidade de procurar a Defensoria Pública da sua cidade, que também pode lhe representar.

 

O mais importante é: tenha sempre ao seu lado um profissional capacitado para melhor lhe atender e resolver os seus problemas da melhor maneira possível.

 

Caso necessite de apoio jurídico, clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe.

Compartilhe:

Mais Artigos

Aposentadoria Por Idade em 2024

Aposentadoria por Idade: Entenda as Regras Atuais e as Mudanças com a Reforma   A aposentadoria por idade é um dos pilares do sistema previdenciário

Fale Conosco!

Fale Conosco!